CONTATO

(31) 9318 5409 (31)2515 3223 .contato@bemycupcake.com.br
Rua dos Timbiras 715, Funcionários, Belo Horizonte, MG

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vai fazer cupcakes pela primeira vez?


Reuni algumas dicas baseadas em questões que muitas vezes me são propostas, e também no que me ajudou ou teria ajudado quando comecei a preparar minhas primeiras receitas.
Fazer cupcakes é uma experiência deliciosa para quem gosta de confeitaria. Existem diversas receitas e decorações disponíveis para agradar à todos os gostos, restrições de dietas, e preferências estéticas.  Eles podem ser feitos rapidamente para um lanche rápido, ou serem o resultado de um delicado e demorado trabalho. Primeiro decida o que você espera dessa experiência: Praticidade? Beleza? Desafio? Uma das dicas mais importantes é escolher uma receita adequada as suas expectativas culinárias. 

Caso vá tentar algo novo, procure um tutorial com fotos ou vídeo, e preste muita atenção na temperatura em que os ingredientes devem estar, na cor e a textura que os ovos e/ou manteiga devem chegar ao serem batidos, e no tempo de cada etapa do preparo. Não tente acelerar o preparo e não tente uma receita nova com pouca disponibilidade de tempo ou atenção. 
Estude a receita com antecedência e tenha certeza de que possui todos os ingredientes e utensílios necessários. Não é necessário comprar uma forma específica para cupcakes na sua primeira experiência, embora seja realmente muito útil ter uma forma específica para essa finalidade. As formas de papel podem ser colocadas dentro de formas de empada ou muffins. Também já vi experiências bem sucedidas com xícaras e anéis improvisados de papel alumínio sustentando a forminha de papel. Mas é importante saber que a forminha de papel mesmo que funcione sozinha antes do cupcake ir ao forno, ao não ser que tenha algum tipo de suporte, irá se abrir e irá fazer uma bagunça quando estiver assando.
Separe todos os ingredientes e utensílios antes de começar e deixe livre o espaço que irá precisar. Isso ajuda a evitar afobação na hora do preparo, como por exemplo, procurar o lugar para colocar uma forma recém saída do forno quando ela já está quase queimando a sua mão. Deixe as forminhas de papel já soltas e preparadas na forma que irá usar. 

Na hora de colocar a massa nas forminhas, dependendo da textura da massa, pode ser utilizada uma colher de sorvete ou uma manga de confeiteiro. A maioria das receitas recomenda que seja preenchido 2/3 das forminhas de papel.  O ideal é que depois de acrescentado o fermento a massa não demore muito para ir ao forno. O melhor é fazer a porção de massa exata para cada fornada, pois caso seja necessário separar a massa em duas fornadas certamente será notada uma diferença entre as duas. Nesse caso evite deixar a segunda forma esperando em um lugar quente, como, por exemplo, apoiada no fogão logo acima do forno. No caso de ser um dia muito quente, ela pode até mesmo esperar brevemente na geladeira. Mas cuidado para não exagerar no tempo, a idéia é manter a massa fresca e não gelada.  Algumas pessoas preferem separar a massa antes de colocar o fermento e deixar para acrescentar o fermento na segunda porção de massa logo antes de levar ao forno. Nesse caso cuidado para não esquecer de acrescentar o fermento, e também cuidado para separar o fermento proporcionalmente para cada porção de massa.



Ver os cupcakes crescendo no forno é uma das melhores partes. Utilize a temperatura de forno indicada na receita, mas também leve em conta a sua experiência com o seu forno. Coloque a forma bem no centro do forno e não abra o forno antes dos cupcakes estarem crescidos e com uma aparência mais seca. O teste do palito também vale para cupcakes, se o palito sair limpo o cupcake está assado.  Também é possível notar se o bolinho está pronto tocando levemente o topo dele, o que permite sentir se ele já está macio e não está afundando.
Espere 10 minutos antes de tirar os cupcakes da forma, geralmente eles ainda continuam assando um pouco depois de saírem do forno. Mas não espere ele esfriar completamente na forma de alumínio que utilizou para assar, senão ele pode transpirar, o que afeta a qualidade do bolo. Após retirar as forminhas de papel da forma deixe-os esfriar em uma grade. Dependendo do que estiver disponível a grade pode ser improvisada com uma grelha extra do forno ou do fogão, ou até mesmo de algum aparelho doméstico usado para grelhar legumes ou carne.
Espere esfriar completamente antes de partir o bolinho para rechear e de colocar a cobertura.  Não recomendo deixar o cupcake na geladeira ou congelador para facilitar essa etapa, e nem usar o recheio e cobertura quentes ou frios demais.  Teste a cobertura em uma caneca invertida antes de aplicar no cupcake, veja se ela está no ponto ideal, ou se, por exemplo, ela está escorrendo depois de algum tempo. Em outro post futuro tratarei algumas questões a respeito das coberturas.

Não guarde os cupcakes na geladeira a não ser que seja uma receita que pede por essa forma de armazenagem em especial, como é o caso de alguns cheese cakes.  É difícil definir a durabilidade do cupcake, pois isso vai variar para cada receita e cada condição de preparo e armazenagem. Tente fazer o cupcake para consumo imediato, ou guarde os bolinhos para o dia seguinte e recheie e decore o mais próximo possível de servir. Caso esteja fazendo para transportar para outro lugar pense com cuidado no transporte, compre ou prepare uma caixa especial com suportes que são chamados de “berços”. 

Resumindo: Escolha a receita que encaixa melhor na suas expectativas e leia com atenção; tenha tempo e atenção disponíveis; esteja preparada com ingredientes, utensílios e espaço reservado para o preparo; e aproveite bastante! Boa sorte na sua primeira vez fazendo cupcakes!

Um comentário:

  1. Amei estas dicas que bom existirem pessoas como você para dividir o conhecimento para quem que aprender como eu.

    ResponderExcluir